EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: um olhar sobre o cotidiano de uma escola ribeirinha de Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: um olhar sobre o cotidiano de uma escola ribeirinha de Ensino Fundamental. Resumo O presente texto parte do diálogo desenvolvido em uma pesquisa realizada junto a uma escola de uma comunidade ribeirinha no interior do estado do Amazonas. Apresenta uma reflexão sobre as concepções de educação do campo em interação com os aspectos do que denominamos de uma Educação Ribeirinha. Busca compreender de que modo o processo formativo de seus (as) professores (as) e suas práticas cotidianas tem sido “desafiadas” pela perspectiva da interculturalidade. Sob esse olhar, o trabalho desdobra-se a apresentar, de modo particular, parte do cenário da Educação Ribeirinha, os desafios entre a prática do ensinar e aprender em meio a essa realidade do campo. À luz desse desafio, por fim, pretendemos que esse diálogo se amplie e contribua para que a temática da Interculturalidade ganhe novos olhares e novos contornos, nos debates de proporções nacionais e internacionais e, sobretudo, sirva para aprimorar não só a prática pedagógica das escolas ribeirinhas, mas todas aquelas que ainda são consideradas e tratadas como minoria. Palavras-chave: Educação do Campo/Ribeirinha; Cotidiano; diversidade cultural