SENTIDOS DO TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS DOCUMENTOS DO PIBID: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES

SENTIDOS DO TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE NOS DOCUMENTOS DO PIBID: CONTRADIÇÕES E POSSIBILIDADES Resumo O presente artigo tem por objetivo analisar as concepções de trabalho docente e formação de professores nos documentos – normativos e relatórios – do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, entre 2007 e 2016. Utilizamos como estratégia teórico-metodológica o enfoque da dialética materialista histórica e a abordagem qualitativa hermenêutica-dialética. Concluímos que as concepções de trabalho docente e formação de professores expressas particularmente nos relatórios do PIBID são orientadas pelas teorias “do profissionalismo”, “produtivista” e “da responsabilização” e pelas pedagogias “do professor reflexivo”, “das competências” e “do aprender a aprender”. Apoiado no modelo empresarial de organização do trabalho na forma de “qualidade total” e na teoria renovada do capital humano, estas concepções apresentam o perfil do trabalhador docente composto por um conjunto de competências necessárias para praticar, fazer e interagir em uma sociedade de produção de mercadorias e consumo de atalhos e superficiais. Palavras-chave: Concepções; Trabalho docente; Formação de professores; Políticas educacionais; PIBID.