Práticas de diferenciação pedagógica na rede municipal de São Paulo: possibilidades e limites

Práticas de diferenciação pedagógica na rede municipal de São Paulo: possibilidades e limites Resumo Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa de mestrado que investigou e analisou práticas de diferenciação pedagógica na rede municipal de educação de São Paulo. O trabalho buscou, a partir da delimitação e discussão do conceito em estudo, identificar a presença de ações diferenciadas de ensino na instituição pesquisada, procurando apreender as características das ações desenvolvidas e o entendimento docente acerca da temática. Os resultados mostraram que os docentes afirmam realizar práticas de diferenciação pedagógica com seus alunos; porém, os dados empíricos mostraram que as práticas relatadas e observadas, na maior parte dos relatos, não se coadunam com os princípios preconizados por autores que discutem a diferenciação pedagógica tanto do ponto de vista teórico quanto prático (Perrenoud, Roldão, Tomlinsom, Pacheco, dentre outros). Embora exista um esforço por parte dos professores em colaborar com o aprendizado de seus alunos, as práticas encontradas, em sua maioria, não se traduzem em ações genuínas de diferenciação pedagógica. Palavras-chave: diferenciação pedagógica; ciclo de alfabetização; práticas de ensino.