FEMINILIDADES NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR DE MENINAS

FEMINILIDADES NA ESCOLA: UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DESEMPENHO ESCOLAR DE MENINAS Resumo Este artigo resulta de pesquisa que, ancorada nos pressupostos dos estudos de gênero, teve como objetivo compreender como as meninas lidam com o mau desempenho escolar. Partindo da teoria de Pierre Bourdieu como referencial teórico-metodológico, a pesquisa qualitativa abrangeu crianças com idades entre 9 e 10 anos de duas escolas públicas da cidade de Goiânia. A coleta de dados contou com cerca de 240 horas de observação divididas entre sala de aula, interação entre as crianças no pátio, acompanhamento da sala de professores/as, reuniões com as famílias e conselhos de classe. Foram realizadas ainda entrevistas semi-estruturadas com docentes e crianças. A realização da pesquisa apontou como resultados a desvalorização de um tipo específico de feminilidade, aquela que se afirma por meio da vaidade considerada excessiva e que, segundo algumas crianças, seria o que faria “valer a pena” ser menina; poucas meninas enfrentaram ostensivamente as regras impostas pelas escolas, sendo a oposição por meio da indiferença o modo mais recorrente de resistência; a violência simbólica da intervenção de uma das escolas sobre os corpos femininos. Palavras-chave: Feminilidades; Pierre Bourdieu; Gênero e Educação.