GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS: OS PERCALÇOS NA INSERÇÃO DA TEMÁTICA NOS PERCURSOS CURRICULARES

RESUMO Este artigo visa explorar como os estudos de gênero têm sido trabalhados nos cursos de Pedagogia de duas renomadas universidades cariocas, as UERJ e a UFF, e suas respectivas unidades acadêmicas. Sabe-se que historicamente, os cursos de licenciatura constituem-se como um espaço de grande inserção feminina, tal qual a atuação na docência.Acredita-se que a inserção e o diálogo sobre a perspectiva de uma pedagogia feminista sejam importantíssimos para o contexto social atual, principalmente no Brasil, cujo o flerte com ideias e pautas conservadoras, tem se mostrado cada vez presentes no debate. Para tanto, foram ouvidos sete docentes, quatro homens e três mulheres, com diversas formações, que contemplaram em suas falas os principais desafios e estratégias na inserção dos estudos de gênero tanto nas disciplinas que ministram, quanto nas discussões curriculares ocorridas nos últimos anos e na própria resistência estudantil presentes no âmbito do curso de Pedagogia.Para tais análises, foi escolhido como percurso metodológico, a técnica de análise de conteúdo. Palavras-Chave: Gênero; Formação de Pedagogas; Currículo.