CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A (TRANS)FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

CONTRIBUIÇÕES DE AÇÕES DE FORMAÇÃO CONTÍNUA PARA A (TRANS)FORMAÇÃO E A PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Resumo Esse artigo insere-se no campo da Pedagogia Universitária e se propõe analisar as a repercussão de ações formativas em contexto de trabalho de professores universitários. Para tanto questionamos: as ações de formação contínua contribuem para a (trans)formação e a prática pedagógica de professores universitários? A pesquisa exploratória, qualitativa, foi construída na interlocução com docentes que participaram de ações formativas em uma IFES na região sudeste, no Brasil, no período de 2013 a 2017. A análise indicou que as ações formativas ampliaram a compreensão docente sobre a docência universitária enquanto profissão complexa, definida por singularidades, conflitos, contradições e exige conhecimentos didático-pedagógicos aliados aos saberes da experiência e produção científica. Depreendemos que instituição de políticas públicas de formação permanente de professores universitários, que tenham como princípio ações colaborativas, planejadas e realizadas de acordo com as necessidades docentes, incidirá na qualidade da prática docente e no desenvolvimento profissional. Palavras-chave: Formação permanente; desenvolvimento profissional; ações formativas