REDE DIALÓGICA DE APRENDIZAGEM COMPLEXA: TECENDO ‘NÓS’ ENTRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E DEVIR DOCENTE

REDE DIALÓGICA DE APRENDIZAGEM COMPLEXA: TECENDO ‘NÓS’ ENTRE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS E DEVIR DOCENTE RESUMO: Este é um recorte de duas experiências de pesquisa, uma concluída e outra em andamento. Apresenta o resultado de uma pesquisa qualitativa de formação de professores com tecnologias digitais e traz perspectivas de uma pesquisa de doutorado que surgiu a partir do resultado da primeira experiência. Partimos da questão inicial da pesquisa – como criar espaços dialógicos de aprendizagem de educadores em interação com tecnologias digitais? – e, para tratar as emergências consideramos os pressupostos do paradigma da complexidade e o conceito de ontoepistemogênese. A metodologia da pesquisa finalizada envolveu a proposição de oficinas e rodas de conversas. Autores como Henri Atlan, Humberto Maturana, Francisco Varela, Pierre Lévy, Gilbert Simondon, Edgar Morin, Suely Rolnik, Felix Guattari Gilles Deleuze, Heinz von Foerster, Virgínia Kastrup fundamentam uma rede teórica que potencializa a tessitura de uma rede dialógica de aprendizagem complexa entre professores-tecnologias-escola. Palavras-chave: Complexidade. Tecnologias Digitais. Formação de professores. Ontoepistemogênese. Autopoiesis.