EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA

O objetivo geral do presente trabalho é analisar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos em setembro de 2015, em comum acordo por 193 países em assembleia geral das Nações Unidas, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. Como objetivos específicos elaboraram-se: apresentar o conceito de Educação Ambiental na perspectiva crítica; conhecer os objetivos do desenvolvimento sustentável; analisar os ODS na perspectiva da Educação Ambiental Crítica. A indagação de pesquisa foi assim elencada: existem aproximações possíveis para se pensar no atingimento dos ODS, por meio de uma Educação Ambiental em sua vertente crítica? No presente trabalho parte-se do pressuposto de que a Educação Ambiental em sua vertente crítica é definida no Brasil a partir de uma matriz que vê a educação como elemento de transformação social inspirada no diálogo, no exercício da cidadania, no fortalecimento dos sujeitos, na superação das formas de dominação capitalistas e na compreensão do mundo em sua complexidade. Ao final, evidencia-se que a Educação Ambiental em sua vertente crítica, emancipadora e transformadora da realidade, se mostra como um caminho viável para a busca pelo atingimento dos objetivos do desenvolvimento sustentável.